Saiba mais sobre Avaliação Confirmatória
Com a definição de áreas como suspeitas de contaminação pela Avaliação Preliminar, deve ser iniciada a segunda etapa da metodologia, que é a confirmação da contaminação com base no modelo conceitual elaborado. A essa etapa dá-se o nome de Investigação Confirmatória, ilustrada no fluxograma abaixo.
Ainda nessa fase são elaborados planos de amostragem tanto do solo como da água subterrânea, coleta de amostras e envio ao laboratório. Os resultados são comparados com valores de referência e avaliados criticamente. Se é determinado que a área está dentro de concentrações aceitáveis finda-se o processo de investigação.
Caso esses valores orientadores sejam ultrapassados sem que sejam caracterizadas causas naturais, deflagra-se uma nova etapa de estudos mais aprofundados denominada Investigação Detalhada.
Como a ECP é independente de laboratórios de análise ou de fornecedores de tecnologias de remediação, pode-se oferecer um resultado IMPARCIAL, que represente de fato a realidade do problema sem que haja um direcionamento à uma tecnologia ou solução eventualmente mais custosa.