Conheça Indústria de Fabricação de Sabão em Pó
A situação se mostrava da seguinte maneira:
- A empresa já tinha sido autuada e se encontrava na terceira reincidência de aplicação de penalidade, sugerindo que caso não se demonstrasse uma proposta consistente e confiável, a CETESB poderia aplicar a penalidade de interdição de todo o empreendimento;
- Parte do processo produtivo se encontrava sem as devidas licenças ambientais que também poderia implicar em paralisação das atividades ilegais;
- A solução do problema de odores deveria ser projetada considerando atingir uma suportabilidade da incomodidade, uma vez que é muito difícil se obter a não percepção contínua de tais odores;
- O enquadramento de odores estava sendo feito por meio dos artigos 2º e 3º do inciso V que podem ser subjetivos, caso indicadores de desempenho, claros ao nível do gerador e do receptor, não sejam estabelecidos e negociados com a CETESB;
- O nível de qualidade das ocupações (residências e faculdade) ao redor da empresa estava aumentando considerando os novos edifícios/ habitações em instalação;
- A tecnologia e a metodologia para avaliação, controle e monitoramento de odores a ser aplicada deveria ser muito bem analisada para implantação, de forma que se tivesse o melhor (USEPA Environmental Protection Agency), com bom custo-benefício e que atendesse os aspectos culturais de São Paulo (CETESB e SMA);
- O prazo para solução do problema era exíguo.
Face ao exposto, foi realizado um plano de controle de odores, e os resultados obtidos foram:
- Atendimento das exigências da CETESB, retirando risco de interdição da fábrica;
- Estabelecimento de relacionamento suportável com a comunidade;
- Recuperação da credibilidade e confiabilidade da empresa perante a CETESB e da sua imagem ambiental perante a comunidade;
- 4. Equipe da empresa preparada e treinada para dar continuidade de operação plena no local;
Abertura para novas ampliações de produção no local, enfrentando, aqui no Brasil, o seu concorrente pelo aumento da oferta de seus produtos.